http://www.revistamusicabrasileira.com.br/especial/rabecas-e-violas
Especial
Rabecas e violas
Por Daniel Brazil - 16/01/2014
Publicidade
Você conhece a sonoridade original dos primeiros instrumentos feitos no Brasil? Imagina que tipo de música animava as festas de agricultores e pescadores de São Paulo nos séculos XIX, XVIII, XVII? Uma boa pista pode ser encontrada no essencial CD Rabecas & Violas, realizado pelo artesão e músico Valmir Roza em parceria com o rabequeiro Bob Mendez.
Valmir constrói instrumentos. Mais que isso: é um profundo conhecedor da música caipira paulista. Viaja, pesquisa, anota, desenha, fotografa, grava. Junto com Sandra Abrano, ceramista e também pesquisadora, montou uma oficina de construção de instrumentos musicais que é referência do gênero em São Paulo. Sua casa no Butantã virou ponto de encontro de violeiros e rabequeiros de todo canto do país.
Depois de anos construindo instrumentos (ele não se considera um luthier, e destaca que as técnicas de construção artesanais são bem distintas), Valmir Roza decidiu produzir um disco registrando suas próprias composições (Rabecas & Violas, 2013). O CD, que teve apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, inclui um belo encarte com fotos e descrições dos instrumentos utilizados. Valmir convidou para o trabalho o rabequeiro Bob Mendez, também compositor, cuja afinidade estética com o projeto é total. Ambos passeiam à vontade por fandangos, cururus, toadas, rastapés, ponteados, valsas e batuques de inequívoco sabor popular. Todos os instrumentos, incluindo os de percussão, foram construídos por Valmir Roza com materiais descartados nas ruas de São Paulo: madeiras, arame, tampinhas de garrafas, cordas, cabaças, latas. Os instrumentos de cerâmica (apitos, sinos, potes) são de Sandra Abrano.
Em seu mergulho nas origens da música popular, Valmir foi longe. Em viagem pela Europa, visitou museus e escolas, e observou com atenção os instrumentos medievais de deram origem às versões brasileiras: vihuela, rebab, rabel espanhol, rabeca mourisca. Construiu alguns, observando as semelhanças e diferenças. Nas últimas faixas do CD podemos ouvir estas recriações, que acrescentam novos timbres ao conjunto.
Rabecas & Violas é um precioso documento para estudiosos, pesquisadores, músicos ou simplesmente amantes da música instrumental brasileira. Vibra em cada acorde a tradição de um Brasil profundo, ancestral, cuja presença é muitas vezes sufocada pela urgência da modernidade. Mas está aí, presente em comunidades populares, em folias de Reis, em festas e bailes do litoral sul de São Paulo, nos terreiros e roças mineiras, goianas, mato-grossenses, fluminenses...
Contato e pedidos do CD podem ser feitos através do sítiowww.barroecordas.com.br, onde você também pode conhecer os instrumentos feitos por Valmir Roza e até marcar uma visita à oficina. Experimente!